Auto Papo – Manutenção e Cuidados do Câmbio Automático

Auto Papo – Manutenção e Cuidados do Câmbio Automático

Os carros equipados com câmbio automático antes só presentes em modelos de luxo, atualmente se popularizaram e são vistos também em modelos mais acessíveis. Com o aumento das vendas, também aumentaram as ocorrências de problemas nesse tipo de câmbio, basta olhar o grande número de carros abandonados nas ruas, nem imaginamos o motivo, mas muitos estão nessa situação devido a problemas no câmbio automático e o conserto se torna muitas vezes quase o mesmo valor do carro. O que pouca gente sabe é que basta uma manutenção preventiva e alguns cuidados para evitar esses transtornos.

Profissionais de transmissão automáticas são categóricos em relação ao lubrificante. Independentemente do que os fabricantes recomendam, a troca deve ser feita a cada 30 mil km nas caixas que recebem fluído mineral e a cada 50 mil km nas de fluído sintético. Rodar mais que isso pode sair caro, já que o desgaste de componentes internos como os discos de fricção engrossa o fluído e se ele já está escuro, é sinal de contaminação e de que já perdeu suas propriedades lubrificantes. A transmissão automática trabalha em altas temperaturas, em especial nos congestionamentos, assim, o fluído não suporta rodar tanto sem a sua substituição. Porém, essa troca não é nada em conta, podendo ser citado como exemplo a troca do fluído de um Honda Fit automático que custa em média 800 reais.

Outro segredo para prolongar o bom funcionamento de um câmbio automático se dá na maneira de condução do veículo. Não é recomendado ficar acelerando e tirando o pé enquanto se espera o farol abrir, arrancar rapidamente após a inércia, engatar a ré com o carro ainda andando para frente e colocar a alavanca em Parking sem puxar o freio de mão. Quem deixa a transmissão atuar suavemente terá maior vida útil do sistema.

A manutenção e modo de direção corretos são primordiais para o bom funcionamento e prolongamento de um câmbio automático e evita gastos desnecessários, afinal prevenir é muito melhor do que remediar.

Crédito das fotos:
www.autoentusiastas.com.br
www.revista4rodas.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *