Auto Papo – Cuidados com a Embreagem

Auto Papo – Cuidados com a Embreagem

A embreagem é um dos componentes mais importantes de um veículo equipado com transmissão manual, pois é ela que faz o controle da transmissão do movimento do propulsor para o câmbio e realiza o engate das marchas do veículo. Alguns cuidados básicos fazem com que o componente chamado de kit embreagem composto por disco, platô e rolamento dure 100 mil km ou mais evita o desgaste prematuro como veremos a seguir.

Evite apoiar o pé no pedal da embreagem sem necessidade e só utilize-o para trocar as marchas, caso contrário haverá o superaquecimento do sistema devido o afastamento do platô ao disco que causa lixamento do mesmo.

Quando o motorista parar em um semáforo ou em longo congestionamento deve deixar o carro em ponto morto, sem que seja acionado o pedal de embreagem e/ou acionamento de uma marcha.

Outra coisa que não deve ser feita arrancar com o carro em segunda marcha e sim com a primeira para evitar e o conjunto de embreagem bem como o motor do veículo sejam colocados em condições severas de uso.

Quando o motorista se deparar com uma ladeira íngreme, ao tirar o carro da inércia, o ideal é contar com o auxílio do freio de mão a não ser que o veículo seja equipado com o dispositivo que faça essa função.

Outro fator importante é a sincronia entre o soltar a embreagem e acelerar no arranque. Caso o motorista acelere muito e solte pouco a embreagem ocorre a famosa “queimada de embreagem” o que faz com que o automóvel não desenvolva, gaste mais combustível e componentes.

Portanto cuidados básicos com o kit de embreagem evita o seu desgaste prematuro e consequentemente gastos financeiros desnecessários, afinal, por exemplo, o kit de embreagem para um VW Gol custa em média R$ 800 com mão de obra inclusa.

Crédito da fotos:
www.tuningparts.com.br
www.uol.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *