
O superesportivo Audi R8 passou por uma reestilização em sua linha 2021 e pode ser um dos últimos da categoria chamado “esportivo raiz” por não ter o auxílio de qualquer motor elétrico, pelo menos por enquanto, já que, tudo indica que em um futuro não muito distante adotar a essa nova tecnologia.
O R8 tem um motor V10 de 5.2 litros com injeção direta e indireta e peças de titânio encravada bem no meio do carro que geram 610 CV de potência. É o mesmo motor do Lamborghini Huracan, mas com 30 cv a menos. Esse motor levou o Audi de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e como é livre de limitador de velocidade, chega a 330 km/h. O seu consumo de gasolina ficou em 5,3 km/l para o ciclo urbano e 7,6 km/l para o rodoviário. Essa marca não pode ser considerada ruim para um carro como o Audi R8.
Como o Audi R8 mannteve a sua cavalaria de força praticamente inalterada desde o seu lançamento, a grande novidade é a estréia da reestilização estética da sua segunda geração lançada em 2015. As diferenças estão na grade maior com três entradas de ar falsas logo acima. Atrás as grades também aumentaram e a saída de escape passaram a ser ovais e enormes com
posição mais elevada.
Seu câmbio é o S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas que atrelado a tração Quattro com ajustes a cada situação, torna imperceptível os seus1.695 kg, mais pesado até que o Huracán com seus 1422 kg.
Internamente o R8 já sente os sinais do tempo. O console central só tem alguns botões como o de controle de tração, start stop e pisca alerta. A central multimídia é integrada ao quadro de instrumentos que até chega a ser larga o suficiente para cumprir suas funções e até mesmo exibir imagens do Android Auto Apple Car Play.
Parece até ser utopia, mas custando R$1.234,990, o Audi R8 ainda pode ser considerado um baita negócio para quem quer um superesportivo, pois a concorrência pede mais para se ter a mesma diversão e status, podendo ser citado como exemplo os 2,7 milhões da Mc Laren 600 LT com V8 3.8 de 600 cv e os R$ 1.329,000 do Porsche 911 Turbo S com 650 cv. Isso explica as 25 unidades do Audi R8 destinadas ao Brasil terem se esgotado em uma semana.
Crédito das fotos
www.motor1.com.br
www.photoscar.com