Auto Papo – Vantagens das velas de irídio

Auto Papo – Vantagens das velas de irídio

As velas de um veículo nem sempre são lembradas pelos motoristas, mas elas são de extrema importância no seu funcionamento, pois são responsáveis pela ignição do combustível dentro do motor conduzindo a alta voltagem produzida pela bobina para o interior da câmara de combustão, geram a faísca e provocam a explosão da mistura ar-combustível.

O funcionamento é igual para qualquer vela de ignição, mas nem todas são iguais. As velas mais comuns possuem eletrodo central feito de cobre, mas ainda há as com eletrodo de platina e a de irídio, nome que é tradução em inglês iridium.

As velas de irídio possuem o custo benefício maior do que as demais. Enquanto elas duram em média 100 mil km as demais tem uma vida útil de apenas 40 mil km e juntamente com os demais benefícios que veremos a seguir vale a pena pagar cerca de 80% a mais nas velas de irídio em relação às demais.

As velas de irídio conduzem melhor a energia, produzindo faíscas mais intensas. São ideais para compartimentos de motor congestionados de componentes e para casos de misturas de combustível muito pobres como as que encontramos no Brasil. Elas facilitam a partida do motor, o funcionamento em marcha lenta e melhoram a queima do combustível, as emissões e o consumo.

Esse tipo de vela de irídio também leva vantagem sobre as demais por ter ponto de fusão elevado de 2.450 graus Celsius, resistência mecânica elevada e resistência elétrica baixa, o que faz manter as suas características íntegras ao longo de toda sua vida útil.

Os engenheiros mecânicos afirmam que mesmo o veículo sendo equipado originalmente com velas de cobre ou de platina, a troca por velas de irídio só trará benefícios ao conjunto mecânico.

Portanto, ao efetuar a troca das velas do veículo, se o motorista optar pelas velas de irídio terá um gasto maior que será compensado durante o seu uso e para os veículos que já saem de fábrica com esse tipo de vela na sua substituição jamais poderão ser utilizadas as de cobre de platina.

Crédito das fotos:
www.reidaignicao.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *