Auto Papo – Fim da linha para o VW Up no Brasil

Auto Papo – Fim da linha para o VW Up no Brasil

O Volkswagen Up está se despedindo do mercado brasileiro para dar lugar a um Polo “básico” que será chamado de Polo Track. Essa notícia já era esperada há alguns meses e aparentemente o pequeno carro da marca alemã não deixará muita saudade no coração dos brasileiros, afinal nunca foi um sucesso de vendas por aqui.

Lançado em 2014 o Up era uma aposta da VW em um carro urbano, de construção moderna, níveis de segurança com cinco estrelas no Latin NCAP para atender o mercado europeu e chegou a ser comparado pelo então CEO da VW Brasil, Thomas Schmall como um “possível novo Fusca” que competiria ao par de igualdade com outros modelos da marca como o Fox e o Gol.

Os objetivos da Volkswagen não foram totalmente alcançados e ano a ano as vendas do Up foram caindo, assim versões foram excluídas de seu portfólio e ficou no ar a pergunta: o que determinou que o Up não fosse um sucesso no Brasil ? São alguns fatores onde se destacam dois principais: pode-se dizer que custar praticamente o mesmo do que o Gol, carro mais longínquo em produção no Brasil, lançado em 1980, foi por 27 anos ininterruptos o mais vendido do país e que tem o título de ser o campeão de produção e exportação da Vw brasileira, era uma missão quase impossível para o Up ter vida fácil por aqui. Podemos citar como segundo fator que o Up tinha conceito predominante urbano para trajetos nas cidades e pequenos deslocamentos rodoviários que na Europa é bem aceito, mas na cultura brasileira ainda não.

Tudo indica que a extinção do Up e a introdução de um Polo “básico” na linha VW será uma boa estratégia, afinal a marca, assim como o mercado automobilístico a nível mundial não estão investindo muito em veículos de entrada, se concentrando em lançamentos de SUV’s que são a nova tendência e que por terem maior valor agregado geram mais lucros para as montadoras. Após 7 anos e 223 mil unidades vendidas, o Up se despede do Brasil.

Crédito das fotos:
www.revista4rodas.com.br
www.autoo.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *