Auto Papo – Os Planos da Citroën no Brasil

Auto Papo – Os Planos da Citroën no Brasil

A marca francesa Citroën, sinônimo de belos designs, de confiabilidade mecânica não muito bem vista e que começou a fabricar seus veículos no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Porto Real no início dos anos 2000 com os bem sucedidos modelos C3 e Xsara Picasso, parece que não está mais muito interessada no mercado brasileiro, já que, recentemente tirou de linha quase todos os produtos da empresa.

Os modelos C3, Aircross e C4 Lounge deram adeus a produção e também às vendas. Os únicos sobreviventes da marca no Brasil foram o SUV compacto C4 Cactus, que é o lançamento mais recente mesmo já tendo três anos de mercado e o furgão Jumpy. Uma marca sobreviver tendo apenas dois modelos em seu catálogo não é uma tarefa fácil, tanto é que em 2020, primeiro ano da pandemia, a Citroën fechou o ano com 0,69% de participação no mercado, o que representa apenas 13.476 unidades vendidas entre automóveis e comerciais leves. No primeiro trimestre desse ano, a companhia emplacou 3.056 unidades. No mesmo período de 2020, a marca francesa havia emplacado 4.173 veículos, uma retração de 1.117 unidades ou 26% das vendas. Desde 2011, seu melhor ano no Brasil, a Citroën teve queda de 80% nas vendas.

Uma luz no fim do túnel para a Citroën no Brasil pode estar na fusão ocorrida no fim de 2020 entre o grupo Fiat/Crysler (FCA) e o grupo Peugeot/Citroën ( PSA) que originou o grupo Stellantis onde ambas as montadoras compartilharão seus projetos de design, mecânica e de comercialização de seus modelos, chegando até a se cogitar que algumas concessionárias Fiat farão um “puxadinho” reservado a marca Citroën em seus showroons e oficinas. Essa idéia que pode ser benéfica aos consumidores está gerando muita insatisfação nos atuais concessionários da marca Citroën que até ameaçam entrar na justiça para tentar evitar futuros prejuízos que possam ter.

Em termos de futuro, a Citroën já começou a planejar a estratégia para os próximos anos. O CEO mundial da marca afirmou que em breve será feito um importante anúncio com a confirmação de uma nova rodada de investimentos que terá como foco principal o lançamento de SUV’s. Aos apaixonados por carros fica a torcida para que Citroën, marca de muita história e tradição continue no mercado para ser mais uma opção frente a concorrência.

Crédito das fotos:
www.citroen.com.br
www.autoentusiastas.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *