Auto Papo – A Ford perdeu 61 bilhões de reais no Brasil

Auto Papo – A Ford perdeu 61 bilhões de reais no Brasil

A decisão da Ford no início desse ano de deixar de produzir seus veículos no Brasil e comercializar por aqui apenas modelos importados não a livrou de um prejuízo gigantesco estimado em 61 bilhões de reais na última década. Essa desagradável notícia não se limita apenas a Ford, afinal devido aos altos custos de produção, atrelada a elevadíssima carga tributária, todas as montadoras, sem exceção, estão operando no limite da margem de lucro ou até mesmo seguindo os mesmos passos da Ford e amargando prejuízos.

A Ford anunciou o fechamento de suas fábricas no Brasil em Janeiro, prejudicando mais de 5000 trabalhadores e quase 300 concessionárias no país.

Os prejuízos da Ford começaram a se agravar por volta do ano de 2010 quando a matriz da montadora sediada nos Estados Unidos injetou, sem sucesso, em sua filial brasileira bilhões de dólares para tentar diminuir o prejuízo de mais de 10 mil reais em cada carro vendido segundo cálculos da agência Reuters com base em registros e dados de vendas.

Houve também um erro estratégico que prejudicou as finanças da companhia em não investir na categoria mais lucrativa e promissora dos tempos atuais que são os SUV’s. A montadora produzia por aqui nessa categoria apenas o EcoSport com o defasado projeto e design datado do ano de 2013.

Nem mesmo os subsídios do governo federal brasileiro dado as montadoras que totalizaram 42 bilhões de reais na última década e uma tarifa de importação de 35% para proteger a produção local foram capazes de salvar a Ford que não teve outra alternativa e em decisão irrevogável encerrou suas produções no Brasil, decisão essa que gerou mais perdas na casa dos 21,7 bilhões de reais que terá de desembolsar para se livrar de seus compromissos no país, fazendo o preço da operação brasileira subir para 61 bilhões de reais.

O caso da Ford é apenas a ponta do iceberg dos problemas financeiros e operacionais que a indústria brasileira vem amargurando há anos e que foi agravado pela pandemia do Coronavírus. São tristes notícias que aborrecem aos mais patriotas que amam o Brasil e que cada vez mais tem se entristecido diante da derrocada econômica e social do nosso país, ficando cada vez mais difícil e distante de enxergar uma luz no fim do túnel que reverta essa catastrófica situação.

Crédito das fotos:
www.economia.estadao.com.br
www.seudinheiro.com

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *