Auto Papo – Grandes Esportivos – Mazda MX5/Miata/Eunos

Auto Papo – Grandes Esportivos – Mazda MX5/Miata/Eunos

O esportivo mais vendido de todos os tempos é um roadster japonês de dois lugares simples, leve e foi lançado no ano de 1989. Não havia nada de novo em sua fórmula tradicional de conversível com tração traseira, mas a Mazda acertou em absolutamente tudo em que muitos já haviam tentado e fracassado.

O carro foi desenvolvido por uma parceria de designers japoneses, americanos e britânicos. Tinha mais do que uma ligeira semelhança com um Lotus Elan dos anos 1960, além de faróis retráteis e tinha uma dirigibilidade dos sonhos graças ao perfeito equilíbrio de peso, direção precisa e suspensão dupla em V.

Opcionais incluíam um teto rígido removível além de capota normal, sistema de som com alto falantes nos apoios de cabeça e estofamento de couro. Mas era basicamente isso. Mais do que um super carro, o MX-5 era uma versão atualizada do MGB ou do Austin-Healey Sprite.

Também tinha o mesmo charme popular. Não era caro e tinha grande reputação de confiabilidade. Tornou-se um imenso sucesso de vendas, tanto como Cult moderno quanto como triunfo de mercado de massa. Entusiasmados clubes de proprietários se espalharam pelo mundo e, graças a incrível dirigibilidade, foi um êxito nas pistas também.

O primeiro carro se chamava Miata nos Estados Unidos, MX-5 no Reino Unido e Eunos Roadster no Japão. Quando a Mazda desembarcou no Brasil em 1992, trouxe o seu esportivo para cá com a denominação MX-5 Miata e como no restante do mundo, era equipado com o motor de 1,6 litros de 114 cv que fazia de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcançava a velocidade máxima de 187 km/h. Por aqui foi importado até o ano de 1997 ao preço médio de 40 mil dólares, conquistando o coração de privilegiados compradores que puderam adquiri-lo.

A geração mais recente do esportivo japonês é mais luxuosa e, embora tenha perdido os faróis retráteis, ainda é muito bem sucedida com o uso da plataforma ND que também é utilizada em parceria com a Fiat Crysler Automobiles no Fiat 124 Spyder.

Hoje, o MX-5 segue aumentando a cifra de vendas recordes de esportivos no Guiness e já alcançou a cifra de 1,3 milhões de unidades produzidas, um sucesso absoluto.

Crédito das fotos:
www.diariomotor.com.br
www.jornaldosclassicos.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *