Auto Papo – Guerreiros Preservados

Auto Papo – Guerreiros Preservados

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, além de proteger a população paulista contra a criminalidade, também preserva a sua história conservando exemplares de suas viaturas usadas ao longo do tempo desde 1950.

A função de preservação desse acervo mecanizado é atribuída ao centro de motomecanização da corporação localizado no bairro da Luz da capital paulista. Esse departamento foi criado para tomar conta da frota dos primeiros carros utilizados pelo policiamento, eram jipes que chegaram para substituir os cavalos, até então o único meio de transporte dos policiais.

O Coronel Lucena e sua equipe são os responsáveis por cuidar de 20 viaturas policiais que estão guardadas ao extremo cuidado desde o início dos anos 80 e só saem do galpão em datas especiais como eventos cívicos.

O acervo é composto por modelos que marcaram época como o Jeep Willys, os Chevrolet Veraneio, Bonanza, Ipanema e Opala, o Fiat Uno, o Land Rover Defender, os Vw Kombi, Fusca e Santana, o Ford Verona e as motos Harley Davidson e BMW.

O curioso é que ao contrário de vários outros países que preparam os veículos para serem usados em patrulhamento policial, no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, os carros são exatamente os mesmos vendidos ao consumidor comum e o que os diferencia é apenas um adesivamento para a caracterização de viatura policial, um giroflex e um rádio comunicador, ou seja, os modelos são verdadeiros guerreiros ao suportarem as condições adversas de patrulhamento e perseguições, chegando ao final de suas missões intactos e preservados ao maior zelo.

Dois modelos do museu merecem um destaque especial e são eles os Vw Fusca que serviu a corporação por longínquos 20 anos ( 1966 a 1986) e a kombi que foi desenvolvida como Base Móvel, um modelo de policiamento inédito copiado pelo governo japonês.

Ainda não foi criado um projeto para que esse museu seja aberto ao público, dessa forma, o acesso fica restrito aos próprios policiais e a alguns jornalistas, assim nos resta a torcida para que um dia seja liberada a visitação para a alegria dos entusiastas apaixonados pelo mundo automotivo.

Crédito das fotos:
www.pinterest.com

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *