Auto Papo – Fiat 500 Elétrico chega ao Brasil

Auto Papo – Fiat 500 Elétrico chega ao Brasil

O Fiat 500, clássico da indústria automotiva, foi lançado nos anos 50 e logo se tornou um grande sucesso, sendo até considerado o “Fusca Italiano” por seu grande volume de vendas e fácil manutenção.
No Brasil só chegou em 2008 importado da Polônia e a preço elevado para os padrões da época, na casa dos 70 mil reais, mas em 2011 passou a vir do México beneficiado de isenções tributárias, passando a custar a partir de 40 mil reais e por aqui permaneceu até 2018. Quando todos pensavam que o 500 não voltaria mais, a Fiat na última terça-feira (03 de agosto 2021) anunciou a sua volta em seu momento de maior glamour, em versão puramente elétrica e importada da Itália.
O 500 elétrico será um carro exclusivo e pouco vista nas ruas brasileiras, afinal está sendo oferecido em versão única (Icon) ao preço R$ 239.990, com apenas 4 opções de cores da carroceria (branca, cinza fosca, preta ou verde) e em apenas 10 concessionárias espalhadas pelo país, em Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. A Fiat espera vender modestas 120 unidades até o fim de 2021.
Seu motor é movido exclusivamente a energia elétrica e gera 118 cv de potência abastecido por um conjunto de baterias de íons de lítio de 42 kwh que pesam cerca de 290 kg são fabricadas pela sul coreana Samsung. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e sua autonomia é de aproximadamente 320 km. Suas baterias podem ser recarregadas em até 4h em carregadores wallbox de 11kw e pode chegar aos 80% em 35 minutos em carregadores ultra-rápidos de 85 kw.
Entre seus diversos equipamentos o que mais se destaca é aquele que para compensar a falta de ruídos do motor elétrico, emite sons em determinadas situações como em marcha ré em velocidades até 20 km/h e a partir de 25 km/h reproduz externamente a melodia de Anacord, de Nino Rota.
Visualmente o 500 elétrico manteve seu design clássico, mas com grandes aprimoramentos e evolução tecnológica como faróis full led com 4 círculos, grade dianteira com o nome do modelo ao invés do logo da Fiat, pára lamas musculosos, rodas de 16 polegadas e traseira com lanternas iluminadas por leds e pára choque robusto.
Internamente destaca-se o teto solar como item de série, painel com linhas suaves e poucos botões físicos, maçanetas de abertura das portas internamente foram substituídas por botões e multimídia com tela horizontal de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Car Play com conexão sem fio.
O Fiat 500 elétrico é o primeiro eletrificado do grupo Stellantis a ser vendido no Brasil dentre vários outros que prometem vir futuramente, afinal os carros elétricos são um caminho sem volta mesmo que no Brasil não haja incentivo fiscais.

Crédito das fotos:
www.estadao/jornaldocarro.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *