Auto Papo – Jac E-JS1 – O Pequeno Elétrico

Auto Papo – Jac E-JS1 – O Pequeno Elétrico

Diante da crise energética que o Brasil está passando e se as chuvas não vierem dentro da média histórica nos próximos meses, a situação pode se agravar ainda mais, parece ser contraditório classificar um carro elétrico como uma boa opção de compra por aqui, mas diante da constante alta dos preços dos combustíveis e os benefícios ambientais, o veículo movido a eletricidade é sem sombra de dúvidas vantajoso e poderia ser ainda mais se tivesse benefícios fiscais por parte do governo brasileiro.

Seguindo essa esteira, a montadora chinesa Jac fez uma parceria com a alemã Volkswagen para a produção de veículos movidos 100% a energia elétrica, trazendo ao Brasil em 2019 o modelo IEV 20 ao preço de R$ 159.990 e acaba de lançar o E-JS1 ao preço de R$149.990.

O E-JS1 possui um design que remete ao já descontinuado Volkswagen Up com arcos pretos nos pára choques, faróis horizontais interligados por uma faixa preta e dimensões compactas, merecendo o destaque negativo do porta malas que comporta apenas 131 litros.

Internamente o elétrico chinês tem bom espaço interno, confortável posição de dirigir e equipamentos tecnológicos como tela de 6,2 polegadas para o quadro de instrumentos e outra de 10,25 que compõe a central multimídia compatível com Android Auto e Apple Car Play. O carro também é equipado com tomadas USB, bancos em couro e amplo porta objetos.

Mecanicamente o Jac não decepciona com o conjunto de baterias de fosfato de ferro de lítio de 30,2 kWh que geram 61 cv de potência que levam o carro de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos, velocidade máxima de 110 km/h e automomia de 300 km. A sua economia é tanta que, mesmo o Brasil estando com bandeira tarifária da energia elétrica em patamar vermelho II, a recarga completa em tomada doméstica custa cerca de 25 reais, mais barato do que rodar com GNV.

O único senão fica por conta do tempo de recarga em tomadas de 220 V convencionais que leva cerca de 16h para se chegar a carga completa, porém, as primeiras unidades importadas do E-JS1 já com padrão europeu de recarga, que por sinal são bem mais rápidas, chegarão em outubro.

O Jac E-JS1 é mais uma alternativa aos veículos movidos a combustão que agridem o meio ambiente e são mais dispendiosos para seus motoristas.

Crédito das fotos:
www.uol.com.br/carros

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *