Auto Papo – O imortal Volkswagen Gol

Auto Papo – O imortal Volkswagen Gol

O Volkswagen Gol é o mais longínquo veículo produzido no Brasil. Lançado em 1980, nasceu com a missão de substituir nada mais nada menos do que o Fusca e seguindo o dito popular de ” missão dada é missão cumprida”, tornou-se um grande sucesso nacional e internacional comprovados estatisticamente.

Recordes absolutos foram atingidos pelo Volkswagen Gol. Já foram 8,5 milhões de unidades produzidas, sendo que desse total 6,9 milhões ficaram no Brasil e 1,5 milhões foram exportadas para 69 países. O Gol foi o carro mais vendido do Brasil por 27 anos ( 1987 a 2013), marca jamais alcançada por nenhum outro modelo e mesmo na crise enfrentada no setor automobilístico nesse ano de 2021, já vendeu 47 mil unidades, assim é o carro mais vendido da Volkswagen e o quarto mais vendido do Brasil.

Esses impressionantes números poderiam não ter se concretizados caso os planos da Volkswagen do Brasil tivessem sido colocados em prática, já que, por no mínimo três vezes a montadora sugeriu encerrar a produção do Gol.

A primeira declaração da ” morte do Gol” se deu há 18 anos mais precisamente em 2003 no lançamento do Fox que foi tido como o novo Gol, mas a liderança do gigante sequer foi ameaçada e o novato da Volkswagen sempre foi apenas um coadjuvante e nesse mês de outubro teve a sua produção encerrada.

Outra suposta ameaça a hegemonia do Gol ocorreu no lançamento do Up no ano de 2014, mas nem mesmo o seu motor mais moderno na época de 3 cilindros frente ao antigo de 4 cilindros do Gol e o prêmio de 5 estrelas em testes de colisões foram capazes de alavancar suas vendas e o seu fim se deu no início desse ano.

Por fim, há tempos que se cogita o lançamento de um Polo mais básico que seria denominado Polo Track para substituir o Gol, mas até hoje não passou de especulação e as vendas do Polo minguam mês a mês.

Mesmo com uma plataforma antiquada e sem sofrer alterações profundas desde o lançamento da quinta geração no ano de 2008, o Gol não deixou de ser um sucesso de vendas, assim podemos o classificar como um imortal que há 41 anos desfila nas ruas brasileiras, seja a lazer ou a trabalho e a explicação dessa façanha pode ser dada por sua robustez, baixo custo de manutenção e alto valor de revenda. Poucos são os habilitados brasileiros que nunca tiveram o prazer de dirigir e/ou ser proprietário de um Volkswagen Gol.

Volkswagen Gol, um símbolo da indústria automobilística brasileira.

Crédito das fotos:
www.autoesporte.globo.com
www.terra.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *