Auto Papo – Mercado automobilístico inflacionado

Auto Papo – Mercado automobilístico inflacionado

Já faz parte do costume brasileiro trocar determinado produto sem ser por necessidade e sim por ter sido lançada uma nova versão ou até mesmo para se enquadrar na moda do momento. Com os automóveis não é diferente, inúmeros consumidores possuem seus veículos ainda considerados semi novos, que poderiam transportá-los por muitos quilômetros com segurança e sem problemas mecânicos, mas decidem trocá-los por outros modelos mais novos, agindo por impulso e com pouca racionalidade.

Essa prática corriqueira está cada vez mais difícil de ser realizada, afinal, no último ano, devido aos reflexos da pandemia do Coronavírus que resultou a escassez de peças e mão de obra, tanto os veículos novos como os usados atingiram preços exorbitantes e sem perspectiva de queda a curto prazo. Podemos citar como exemplo o Volkswagen Gol que na sua versão mais completa atinge o impensável até então valor de 90 mil reais.

Vale lembrar também que um veículo mais novo encarece também os seus agregados como o valor do imposto sobre a propriedade de veículo automotor ( IPVA) que tem alíquota aplicada sobre o valor da tabela FIPE dos automóveis. O valor do seguro também aumenta e apesar de ser um item opcional é de muita importância, principalmente nas grandes cidades com alto índice de criminalidade e acidentes. É importante lembrar que se o veículo for financiado, salvo raríssimas exceções de promoções com taxa 0%, há os juros a serem pagos para a financeira e que chegam a ser praticamente abusivos.

Portanto, recomenda-se ao consumidor e proprietário de um veículo analisar se realmente é indispensável trocar o seu automóvel ou se é menos dispendioso ficar com o que já tem mesmo que tenha algum conserto a ser realizado, afinal nesses tempos difíceis que estamos vivendo no que tange a economia, qualquer valor economizado já é vantajoso. É melhor agir com a razão do que com a emoção.

Crédito das fotos:
www.uol.com.br
www.motorshow.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *