Auto Papo – Motivos para o Etanol Subir Junto com a Gasolina

Auto Papo – Motivos para o Etanol Subir Junto com a Gasolina

No ano de 2021 os motoristas brasileiros não têm muitos motivos para comemorar, afinal os combustíveis aumentaram os preços em mais de 70%. O que deixa uma dúvida no ar é a questão do etanol sempre ter seu preço reajustado juntamente com a gasolina, sendo que o etanol é um combustíveis derivado em sua maioria da cana de açúcar ou em alguns casos do milho e não sofre interferências da alta do dólar ou da cotação do barril do petróleo no mercado internacional como ocorre com a gasolina.

A resposta para esse aumento do etanol, segundo os economistas, se dá principalmente para regular o mercado de combustíveis e manter um equilíbrio para a manutenção dos estoques. Se o etanol for muito mais vantajoso do que a gasolina, as pessoas o utilizarão muito mais e não terá o suficiente para abastecer os postos de combustíveis.

Além disso, questões climáticas como geadas, falta de chuvas e queimadas reduziram a produção de cana de açúcar no Brasil. A expectativa era de colher em 2021 cerca de 605 milhões de toneladas de cana, mas tudo indica que serão colhidas 520 toneladas, uma redução de 85 milhões de toneladas. O Estado de São Paulo, maior produtor de cana de açúcar do Brasil foi quem mais sofreu com as interferências climáticas.

Uma evolução genética da cana pode ampliar a produção de etanol. O Centro de Tecnologia Canavieira ( CTC) é um polo de estudos e desenvolvimento de pesquisas localizado na cidade de Piracicaba, no Estado de São Paulo e tem feito experiência para melhorar a produtividade da cana por meio da biotecnologia e melhoramento genético, dessa forma, será possível render mais sem precisar aumentar a área plantada. O CTC também produziu um protótipo de semente sintética que agiliza o início de uma nova safra.

Enquanto novas tecnologias de produção do etanol não são aplicadas e a popularização dos carros elétricos não ocorre, o único alento aos motoristas para tentar fugir da alta dos combustíveis é a instalação do kit de gás natural veicular que custa de 4 a 5 mil reais e o preço do metro cúbico do gás que rende em média 12 quilômetros rodados custa por volta de 4 reais.

Brasil, o país dos impostos e elevadíssimo custo de vida, a esperança é a última que morre em vermos melhoras a curto prazo para que a população possa ter condições dignas de sobrevivência.

Crédito das fotos:
www.uol.com.br
www.veja.abril.com.br

Um jovem com brilho de conhecimento de diversas áreas. Amante de automobilismo, aviação, motos e porque não dizer que tem uma inspiração de variados assuntos. Quem o conhece se encanta e sente nele um mundo que não é esse por sua pureza, educação e presteza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *